Desafiar Estereótipos e Preconceitos: Sexualidade e Autismo

Desafiar Estereótipos e Preconceitos: Sexualidade e Autismo

A sexualidade é diversa e as pessoas com perturbação do espetro do autismo, como todas as outras, podem ter uma ampla gama de orientações sexuais e identidades de género. Embora algumas se possam identificar como assexuadas, muitas outras experienciam atração sexual e desejam relacionamentos íntimos – independentemente da sua condição neurológica, todas as pessoas têm as suas necessidades pessoais e direitos sexuais.

É fundamental que seja fornecida uma educação sexual clara, concreta e acessível para que pessoas no espetro do autismo possam assimilar conceitos como consentimento e privacidade, e para que possam explorar e expressar as suas identidades sexuais num ambiente seguro, de apoio e aceitação.

Tratar pessoas no espetro do autismo com respeito e como indivíduos únicos, reconhecendo a sua capacidade de sentir desejo sexual e de se envolverem em relacionamentos saudáveis vai permitir que estas consigam comunicar as suas necessidades e proteger os seus direitos. Através da educação, sensibilização e apoio, é possível promover uma compreensão mais ampla e respeitosa daquelas que são as experiências sexuais de pessoas com autismo, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e justa, em que pessoas com autismo têm acesso aos mesmos direitos e oportunidades de todos os outros.

Queres saber mais? Participa na sessão aberta – Sexualidade no Autismo: como falar com o seu filho

📍 Local: Biblioteca Municipal Lídia Jorge, Albufeira
📅 Data: 28 de junho
🕔 Hora: 17:00h
⏳ Duração: 1 hora (aproximadamente)
👩‍🏫 Oradoras: Psicóloga Ana Melo e Psicóloga Rafaela Fernandes

Este evento é especialmente destinado a pais e cuidadores, mas está aberto a todos os interessados na temática. Será um espaço para debater dúvidas e questões que possam surgir durante a sessão.

📢 Inscrições obrigatórias até ao dia 26 de junho!

🔗 Formulário de inscrição em mindaut.pt/sessao