Mito ou Verdade: Jovens no Espetro do Autismo não têm Interesse Sexual

Mito ou Verdade: Jovens no Espetro do Autismo não têm Interesse Sexual

Mito: Sexualidade faz parte do desenvolvimento humano e é essencial para a compreensão de si e das relações com os outros. Assim, jovens com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) como todas os outros, passam por mudanças físicas, emocionais e psicológicas à medida que crescem, desenvolvendo curiosidade e sentimentos sobre sexualidade e relacionamentos.

A crença de que crianças e adolescentes que se encontram no espetro do autismo são assexuados, não tendo interesse ou sendo incapazes de formar relacionamentos íntimos, é um MITO prejudicial, que pode levar à negligência na educação sexual.

Todos os jovens, independentemente das suas habilidades neurológicas, têm direito a uma educação sexual adequada e adaptada às suas necessidades. Inclusive, educar sobre a sexualidade contribui para a construção de autoestima e segurança, ajudando a estabelecer limites e a reconhecer comportamentos inadequados, podendo fornecer ferramentas necessárias para que as crianças sejam capazes de reconhecer, resistir e reportar abusos.

Desta forma, negar a educação sexual a crianças no espetro do autismo não só priva estas crianças de conhecimento vital, mas também as coloca em risco. Assim, promover a utilização de uma abordagem educacional inclusiva e adaptada é essencial para garantir que todas as crianças têm oportunidade de aprender e crescer de maneira segura e informada.

Queres saber mais? Participa na sessão aberta – Sexualidade no Autismo: como falar com o seu filho

📍 Local: Biblioteca Municipal Lídia Jorge, Albufeira
📅 Data: 28 de junho
🕔 Hora: 17:00h
Duração: 1 hora (aproximadamente)
👩‍🏫 Oradoras: Psicóloga Ana Melo e Psicóloga Rafaela Fernandes

Este evento é especialmente destinado a pais e cuidadores, mas está aberto a todos os interessados na temática. Será um espaço para debater dúvidas e questões que possam surgir durante a sessão.

📢 Inscrições obrigatórias até ao dia 26 de junho!

🔗 Formulário de inscrição em mindaut.pt/sessao